Praias vazias, água gelada e poucos banhistas, essa é a receita perfeita que facilita a vida de qualquer surfista e faz com que a prática do esporte seja muito mais prazerosa.
A melhor época para se jogar no mar e surfar no Guarujá é em abril, já que onde as ondas são constantes e possuem uma ótima formação.
Essas condições fazem com que muitos surfistas procurem a cidade em busca de boas ondas. Portanto, se você está planejando partir para a região veja a seguir nossa seleção com 4 dicas de onde surfar no Guarujá.
Confira 4 picos onde surfar no Guarujá
Praia de São Pedro
Por se encontrar em um condomínio fechado, localizado em uma reserva da Mata Atlântica, o local tem um acesso limitado.
A burocracia vale a pena, já que as ondas são incrivelmente tubulares e a paisagem é paradisíaca; a praia também faz parte do campeonato Guarujaense de surf.
A rebentação fica bem próxima da areia por ser uma praia de tombo. Dessa forma é menos cansativo pra quem pega ondas por lá, já que é mais rápido de voltar para a região central do mar.
Praia Branca
Um dos picos mais isolados do Guarujá, a Praia, ou “prainha” Branca fica ao norte da ilha. No caminho para lá, você pode se surpreender com o tamanho do Guarujá.
Primeiramente, você deve estar preparado para caminhar bastante. Pois ao chegar no local, você se depara com uma trilha exige de mais ou menos 30 minutos para chegar na areia.
Desde o início da trilha até a chegada na praia é possível contemplar os animais locais que habitam a região, desde borboletas nas árvores até peixinhos nas águas do mar.
As ondas quebram em toda a extensão da praia, sendo fortes e rápidas. Além das ondas, um santuário animal aguarda você.
A praia é bastante frequentada por moradores locais, e é muito querida por todos aqueles que a conhecem.
+ Veja mais: Qual praia do Guarujá é a melhor?
Praia do Tombo
A praia do Tombo está na lista de muitos surfistas paulistas, pois possuí uma onda que nasce a esquerda da praia, isso favorece muito a prática. “O Tombo” também possui uma grande constância e ótima qualidade nas ondas.
A parede formada nas ondas dá opções tanto para aqueles que buscam fazer manobras, quanto para os que querem apenas pegar uma onda limpa.
Por fim, a Praia do Tombo também é um dos picos do circuito local de surf. Ela com certeza deve estar em sua lista de onde surfar no Guarujá.
Praia das Pitangueiras/Morro do Maluf
Também chamado de Maluf pelos mais íntimos, é um dos locais mais consistentes em todo o litoral de Guarujá. Por isso, o pico faz parte do circuito Guarujaense de surf, o que torna o destino ainda mais indispensável.
As ondas se formam pela direita e pela esquerda, sendo extensas e muito manobráveis. Porém, se você for na alta temporada, com certeza dividirá ondas com moradores locais, turistas e surfistas profissionais.
Apesar disso, o Maluf possibilita a prática do esporte em todos os níveis, desde iniciante até o profissional, basta encontrar no local uma região adequada para seu nível de habilidade.